Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Por falar em educação...

Olá,

Estava conversando com algumas pessoas a respeito da língua de sinais (utilizadas pelos surdos para se comunicarem) e educação, afinal, são assuntos tão importantes e que por muitas vezes, infelizmente, passam despercebidos.

Analisamos que existe uma enorme preocupação com a alfabetização, principalmente em ano eleitoral. O país se mobiliza para melhorar a qualidade de ensino, e assim, diminuir o número de analfabetos. Porém, esta preocupação muitas vezes não alcança as pessoas que possuem deficiência auditiva.

O que fazer para mudar esse quadro?

Gostaria de chamar a atenção para alguns pontos de como é importante, interessante e gratificante conhecer LIBRAS:

- Você que conhece/convive com surdo(s), poderá ajudá-lo(s) na alfabetização e assim colaborar com um futuro profissional melhor. Além de facilitar a compreensão no dia a dia.

- Se você é educador, saiba que a partir de 2012 todos os educadores deverão saber LIBRAS, para atender a inclusão de deficientes.

- As empresas, dependendo do seu número de funcionários, devem contar com um número entre 2% e 5% de deficientes no seu quadro de empregados; e que os surdos (aproximadamente 195 mil em todo o país), são os que têm condições de exercer a maior diversidade de funções dentro da empresa, sem prejuízo de produtividade;

Se toda a sociedade brasileira tomar consciência da importância da inclusão dos surdos na educação e no mercado de trabalho, bem como da necessidade de estarmos aptos a atendê-los nas lojas, clínicas, restaurantes, etc; provocaremos uma revolução social positiva, na qual os surdos deixarão de estar à margem do convívio com os ouvintes para integrarem uma nova sociedade, despida de preconceitos e limitações. E assim abrem-se as portas para a inclusão de todos os portadores de outros tipos de deficiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário